Image for post
Image for post
Eduardo Argil Pérez | Diretor de Digital Technology | everis México

O trabalho remoto, a nós imposto pelo novo cenário mundial, levantou muitas questões, uma vez que, sendo esta uma prática relativamente nova, principalmente na América Latina, não havia protocolos claros para que os funcionários pudessem trabalhar efetivamente fora do ambiente do escritório.

Uma das questões iniciais era se o profissional necessariamente deveria trabalhar cara a cara para ser produtivo. Com o tempo, houve uma resposta, indicando ser possível, desde que esta pessoa não precise fazer-se presente fisicamente e possua as ferramentas necessárias para realizar suas atividades, ela poderá atuar em qualquer lugar no mundo.

Depois de passar mais de meio ano trabalhando em casa, posso concluir que a distância não impede a resolução de tarefas com eficiência e pontualidade. No entanto, esse estilo de trabalho expôs outros fatores que não foram considerados, como a importância de haver políticas flexíveis, metodologias de trabalho colaborativas e gestão do tempo. Esses fatores devem ser tratados com urgência, já que empresas como o Facebook estimam que nos próximos 5 a 10 anos todos os funcionários poderão trabalhar remotamente de forma permanente. …


Image for post
Image for post
Juan José Sobrino | Gerente Geral | everis Argentina

Há algum tempo, a ideia estabelecida na comunidade de TI foi que a demanda por empregos no setor excede em muito a oferta disponível. Este fato ocorre não apenas localmente, mas também globalmente. Você ouve frases como “em TI, o desemprego é quase zero”, algo que ainda é um paradoxo em um país com níveis de desemprego de quase 15% e com empregos informais crescendo exponencialmente dia a dia nos últimos 4 anos.

Este é um dilema difícil de resolver, como uma equação de três termos: por um lado, a demanda por profissionais com um certo nível de experiência (veremos mais adiante sobre essa qualidade). Por outro lado, o universo limitado de recursos disponíveis, ou seja, a oferta. Por último, e talvez onde a solução para solucionar este enigma deva ser procurada, o famoso ecossistema, onde é estabelecido a relação entre oferta e demanda. …


Image for post
Image for post
Juan José Domingo Miranda | Diretor de Digital Architecture | everis Perú

Atualmente uma das tecnologias mais interessantes e emergentes é a blockchain, se você ainda não ouviu falar sobre isso, vou apresentar os principais conceitos por trás do blockchain:

- Imutabilidade: Blockchain é um registro distribuído no qual cada cópia é organizada em uma cadeia de blocos. Cada bloco tem uma identificação fornecida por uma função hash; portanto, se qualquer parte em algum bloco for modificada, então seu hash correspondente também será modificado. Neste esquema, a imutabilidade é alcançada criando um elo criptográfico entre cada bloco e o bloco anterior. Como cada bloco se refere ao hash do bloco anterior, a mudança de conteúdo em algum bloco implica na mudança do hash do bloco seguinte; no final, blocos inteiros subsequentes terão hashes diferentes. …


Image for post
Image for post
Marison Cesar Fernandes e Rui Lopes Rodrigues | Líder de Testes e Líder Especialista de Automação de Testes | everis Brasil

Mudanças constantes e cada vez mais rápidas, esta é uma tendência que aparentemente não irá mudar, pelo contrário, tende a se intensificar. Desenvolver aplicações que atendam às necessidades em constante mudança, de clientes e usuários cada vez mais exigentes, significa ter capacidade de entregar com agilidade e, é claro, com qualidade.

Dentro deste contexto, inserir adequadamente às atividades de teste no ciclo de desenvolvimento de software utilizando metodologias ágeis, com o intuito de garantir a qualidade, sem diminuir a agilidade, é algo essencial. …


Image for post
Image for post
Bruno Brito, Diane dos Reis Farina e Fernanda Y. Ferreira | Digital Strategy Manager, Senior Consultant e Senior Consultant | everis Brasil

Quando o assunto é o ciclo de melhoria contínua dos processos organizacionais torna-se latente a necessidade de documentar os fluxos de atividades, os processos organizacionais como um todo, possibilitando assim materializar a realidade atual e as propostas de melhorias.

Os fluxos de atividades, independente da notação utilizada, são muito úteis para documentar como um processo é realizado para fins de compliance, treinamento e como base para identificar melhorias, além de tangilibilizar melhorias nos processos, possibilitando uma visão holística e servindo como base para mudanças organizacionais.

No entanto, quando esta necessidade bate à porta nos deparamos com ampla gama de plataformas que possibilitam este tipo de documentação, de materialização, existindo mais de 190 plataformas disponíveis no mercado com a capacidades de mapeamento de processos. …


Image for post
Image for post
Juan José Domingo Miranda | Digital Architecture Director | everis Perú

Ao contrário do que somos levados a pensar, a identidade não se limita a um número atribuído por um governo — é muito mais amplo e significa de forma simples “Quem é você? Há muitas respostas para essa pergunta, o que depende de quem está perguntando e o que se espera entre pergunta e resposta.

Além disso, a fonte da resposta desempenha um papel importante no resultado da conversa: em alguns contextos você pode afirmar “Tenho 21 anos”, enquanto em outros haverá a possibilidade dessa afirmação vir de um terceiro.

A explicação abaixo mostra três aspectos que comprovam a identidade diariamente. …


Image for post
Image for post
Ronaldo Tavares e Vagna Malafaia | Gerente de IT Services e Arquiteta de Soluções | everis Brasil

O processo da transformação digital ou modernização tecnológica nas empresas, tem atingido seus objetivos de solucionar problemas tradicionais, tais como: quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia.

Mas, o que é transformação digital?

É um processo pelo qual as empresas fazem uso da tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar o alcance e garantir melhores resultados. E não estamos falando de um conceito de futuro, mas sim algo que requer o máximo de atenção das empresas hoje, pra continuarem vivas.

Um dos grandes desafios de qualquer modernização tecnológica é a integração de novas aplicações com sistemas legados. Nesses casos as APIs são a solução recorrente, que asseguram a ligação entre as novas soluções e as antigas e garantem a continuidade e evolução dos serviços sem comprometer a atividade da empresa. …


Image for post
Image for post
Rui Lopes Rodrigues | Test Automation Especialist Leader | everis Brasil

O objetivo deste artigo é explorar, do ponto de vista da estratégia de qualidade, quais são as opções e as boas práticas quando temos a abordagem arquitetural e de desenvolvimento de software focada em dividir as aplicações em pequenos componentes independentes, que chamamos de estratégia de microsserviços. Esta nos traz uma série de novos desafios, mas também uma série de novas oportunidades. É um novo universo de necessidades e possibilidades, que não pode ser tratado com bons resultados sem uma nova visão de qualidade.

Esta nova visão não é necessária apenas por conta das características da nova abordagem técnica; esta via de regra está associada a um contexto de negócios menos tolerante a falhas e mais ávido por mudanças, que na verdade é a mola mestra que impulsiona boa parte das novas necessidades de qualidade. …


Image for post
Image for post
Markus Fantone Muratore | Agile Coach Sempai | everis Brasil

Volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade — características marcantes do mundo conectado que hoje vivemos. Diante deste cenário, totalmente dependente do fator tecnológico, cada vez menos temos certeza do que virá pela frente, dos rumos que nossos produtos, soluções e problemas irão tomar.

About

everis Brasil

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store