Image for post
Image for post
Juan José Ávila | Business Leader | everis Chile

A cultura, a tecnologia e os espaços que incidem sobre a Employee Experience | Parte 2

Na primeira entrada sobre a Employee Experience, analisamos como esse conceito surgiu, o que o define e o que não, a sua utilidade e o impacto que pode ter nas organizações. Agora, devemos levar em consideração os fatores que incidem sobre essa experiência.

Segundo Jacob Morgan, a experiência dos funcionários, independentemente da dimensão ou do alcance da organização, é composta por três aspectos básicos: cultura, tecnologia e espaço físico.

1. Cultura

Cultura diz respeito a como os colaboradores “vivem” a organização, ou seja, trata-se do conjunto de experiências, hábitos, costumes e crenças que realmente definem sua experiência e que extrapolam a missão, a visão e os valores declarados pela organização.

A cultura é algo que se sente, é a sensação transmitida por um local de trabalho ao simplesmente adentrá-lo. O autor mencionado afirma que os aspectos a serem considerados para o desenvolvimento de uma cultura de experiências são os seguintes:

· A estrutura organizacional.

· O estilo da liderança.

· O estilo do trabalhador.

· Os benefícios trabalhistas.

· As pessoas.

· O propósito da organização.

2. Tecnologia

O contexto tecnológico da organização se refere às ferramentas que os funcionários usam para realizar seu trabalho. Isso inclui tudo: rede social interna, dispositivos móveis, computadores, armazenamento em rede, reuniões, aplicativos móveis, e-learning e, resumindo, qualquer meio tecnológico que proporcione aos colaboradores uma melhor experiência de usuário.

Os aspectos tecnológicos que devem ser considerados no momento de projetar a experiência do profissional são os seguintes:

· Dispositivos

· Aplicativos

· Software

· Design e experiência do usuário (UX e UI)

· Transformação digital

Para aprofundar em cada um dos aspectos citados e estabelecer positivamente as condições da experiência tecnológica dos colaboradores da organização, é necessário entender e estar atualizado sobre o que está ocorrendo no mundo das novas tecnologias nos ambientes de trabalho. Para isso, você pode começar, por exemplo, a acessar, seguir e ler páginas da Web e autores especializados no tema. Não há uma fórmula mágica para se atualizar. É preciso ter curiosidade e saber navegar nesse mar de informações que a rede nos fornece para que seja possível aprender o que é realmente valioso para a sua organização.

1. Espaços físicos

O espaço de trabalho físico é tudo o que podemos ver, tocar, testar e cheirar. É a mobília do escritório, a arte nas paredes, os móveis da recepção, o clube, a área do café, os banheiros, as áreas comuns, enfim, tudo o que é percebido por nossos sentidos nos locais de trabalho. O que determina a experiência do funcionário é a maneira como esses lugares fazem as pessoas se sentirem quando entram em contato com eles.

A empresa de consultoria de design de espaços físicos Gensler definiu, a partir de estudos e análises realizadas nos últimos 15 anos, as quatro áreas fundamentais cujos efeitos na experiência do funcionário devem ser considerados:

· Áreas de foco

· Áreas de colaboração

· Áreas de aprendizagem

· Áreas de socialização

Não se trata simplesmente de criar espaços abertos com pufes, mesas de pingue-pongue, tobogãs, quadros brancos e muitos post-its, e sim de dar sentido a esses espaços em função dos interesses e das necessidades dos colaboradores.

Ao projetar tais espaços, é importante levar em conta o seguinte: primeiro, os espaços de trabalho refletem a cultura organizacional (por exemplo, se for uma empresa de tecnologia, é evidente que os ambientes devem ser equipados com facilidades tecnológicas), segundo, as necessidades e os interesses dos colaboradores devem ser considerados (não apenas os requisitos comerciais) e terceiro, a mobilidade dos móveis, para que seja possível realizar vários testes de distribuição de espaços e mobília do escritório.

Após a análise dos fatores que incidem sobre a experiência, só falta conferir quais são as etapas para projetar uma experiência memorável para seus colaboradores.

  1. http://bit.ly/everisEmployeeExperienceBR
  2. http://bit.ly/everisEXbr

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store