Image for post
Image for post
Luciano Adamiak | Gerente de Industrialização e Digitalização | everis Brasil

A importância das Plataformas Digitais em tempos de trabalho remoto

A autoria da frase “A necessidade é a mãe da invenção” é muitas vezes atribuída a Platão, mas disto não podemos ter certeza e creio que tão pouco importa. O fato é que o ser humano tem uma incrível capacidade de adaptação e revolução em tempos de crise. Seja em uma crise econômica, política ou de saúde como a que vivemos agora, sempre encontramos uma maneira de nos reinventar e sair mais fortalecidos.

Assim também acontece no mundo da tecnologia. Sempre que enfrentamos algum tipo de dificuldade nos pegamos em discussões sobre como utilizar a tecnologia disponível para driblar as dificuldades imediatas, e neste processo acabamos produzindo importantes avanços e revoluções silenciosas, que duram por muito mais tempo do que a crise enfrentada e acabam por moldar o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

No momento em que escrevo este artigo já são mais de 9 milhões de pessoas infectadas pelo Covid-19. A maior parte delas tendo de respeitar o isolamento social como forma de combater a pandemia, mas ainda assim tendo de trabalhar e cumprir com suas responsabilidades.

De uma hora para outra 75% das empresas europeias* necessitaram demandar a seus funcionários o que se chama de “Smart Work”, ou seja, que pudessem trabalhar a partir de suas casas em horários flexíveis, conjugando as atividades domésticas com as laborais, dando atenção aos filhos e à família mas ainda assim sem deixar de realizar seu trabalho. A maioria esmagadora das empresas já assume que até o final de 2021 30% da força de trabalho estará em um modelo “work from home”**.

E como é possível adotar esta nova forma de trabalho sem as ferramentas adequadas?

Simples: não é possível!

Esta extrema velocidade de adaptação no modelo de trabalho, que vimos sobretudo nos empregos relacionados à tecnologia, só foi possível devido à existência de Plataformas Digitais evoluídas o bastante para permitir às empresas manterem a distribuição do trabalho, a comunicação constante, a disponibilidade de ferramentas aos seus funcionários e o controle do trabalho realizado de maneira totalmente descentralizada porém consolidada. Parece uma contradição que ao mesmo tempo em que uma Plataforma Digital permita total descentralização do trabalho ela proporcione uma total consolidação da informação, mas este é na verdade seu grande benefício.

Empresas que foram rápidas o bastante na adoção de uma Plataforma Digital para adaptação à nova realidade de trabalho não viram nenhum tipo de impacto de diminuição de produtividade em seus funcionários durante esta pandemia. Pelo contrário: viram uma multiplicação da produtividade proporcionada por vários fatos como flexibilização de horários, eliminação de atividades desnecessárias, hiperconectividade entre colaboradores, ampla disponibilidade das ferramentas necessárias aos seus funcionários, aumento nos níveis de segurança de seus sistemas e consolidação de processos.

Dos 6 fatos benéficos à produtividade listados acima, 5 são proporcionados pela adoção de uma Plataforma Digital.

Além disso, a economia estimada por estas empresas que adotam o trabalho remoto por pelo menos 50% do tempo com o suporte de Plataformas Digitais é de cerca de U$11.000 por ano por funcionário**. Tais benefícios se tornam uma importante vantagem competitiva às empresas que têm a Tecnologia de Informação como parte fundamental de seu modelo de negócio.

Entretanto, construir uma Plataforma com todas estas características não é tarefa simples. Uma boa Plataforma Digital que proporcione todos estes benefícios listados deve endereçar muito bem problemas como:

  • Equipar seus funcionários com todas as ferramentas adequadas necessárias à realização de suas tarefas

Além de todos estes desafios tecnológicos, a principal dificuldade encontrada na adoção de uma Plataforma Digital é sem dúvida a mudança no mindset da corporação e na cultura de seus colaboradores. O novo mindset deve ser de colaboração, flexibilidade e integração para que se possa aproveitar a fundo todos os benefícios trazidos. A alta direção não deve mais esperar dados semanais apresentados em alguns slides em comitês intermináveis, mas sim estar acostumada a ter estes dados há um clique de distância e em tempo real. O desenvolvedor não deve mais aguardar até que seu projeto chegue à fase de testes para começar a corrigir os problemas. O RH não deve mais aguardar o surgimento de uma demanda para começar a identificar e classificar talentos. Este é o grande desafio: o desafio cultural.

Ainda assim, e apesar destes desafios, sabemos que empresas que não entrem nesta nova onda digital de modernização estão extremamente suscetíveis a serem deixadas para trás por seus concorrentes nesta nova normalidade que se mostra cada vez mais eminente. É fundamental que o Negócio esteja disponível, que as plataformas sejam resilientes, que os funcionários tenham acesso às ferramentas, que os fornecedores possam entregar o produto de seu trabalho… Enfim, que a empresa possa funcionar “any time, any where”. Imagine o impacto positivo que o uso de uma Plataforma Digital pode ter no seu negócio, não só neste momento de pandemia, mas também em outras situações mais corriqueiras como de greves no transporte público, manifestações às portas da empresa, necessidade de envio da demanda de trabalho a regiões com tarifas e salários mais competitivos, etc, etc…

O caminho para esta implementação não é mais longo como já foi um dia. Atualmente todos os setores da economia possuem pelo menos uma grande Plataforma Digital para atender aos seus negócios. Até mesmo nós que trabalhamos com Tecnologia da Informação possuímos a nossa e temos tirado muito proveito dela com aumento da produtividade, possibilidade de comunicação constante da equipe, informações disponíveis aos gestores em tempo real, total transparência dos estados dos serviços, medição de grau de atividade, etc; e com isso beneficiado a todos os clientes onde já a implantamos.

E apenas para encerrar este artigo com um número que expresse bem a urgência da necessidade de adoção de uma boa Plataforma Digital, vale citar que durante a pandemia somente no mercado americano, Trinta Bilhões de Dólares por dia (U$30.000.000.000,00) é o total de faturamento “salvo” pela prática do “Work from home” proporcionado pelo uso de Plataformas Digitais**.

#ficaadica

*IDC — International Data Corporation
**GWA — Global Workplace Analytics

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store