Image for post
Image for post
Julia Gulacsi Pereira | Game Designer | everis Brasil

A importância dos profissionais da área jogos para os negócios tradicionais

Com o crescimento das descobertas de diferentes tecnologias interativas como X-Reality, o mercado de games deixou de ser a única opção para profissionais da área jogos. Estes passaram a atuar também dentro de indústrias mais tradicionais, inovando e incorporando o que há de mais novo no mundo virtual aos produtos e serviços convencionais.

Aqui estarão presentes os modos como os profissionais de jogos se relacionam com o mercado tradicional por meio de tecnologias de desenvolvimento de X-Reality e as vantagens de tê-los atuando nas grandes corporações.

Image for post
Image for post

Estes profissionais ajudam a resolver problemas simples e complexos do dia a dia do usuário de forma lúdica e envolvente e em determinados enredos acabam envolvendo muito mais o usuário nas mensagens que pretendem transmitir.

O desenvolvedor no papel de inovador nativo é hoje um dos responsáveis por trazer tecnologias disruptivas para as grandes empresas, como o X-Reality, que nos próximos 10 anos se tornará um dos assuntos mais relevantes no campo empresarial.

Normalmente, este profissional possui formação técnica ou superior na área de games com experiências na execução de projetos para; Estúdios de Jogos, empresas de entretenimento e eventos, Estúdios de criação, indústria cinematográfica, comunicação e marketing.

Image for post
Image for post

O X-Reality ou Realidade Estendida nada mais é do que a junção de várias tecnologias que promovem uma nova realidade a partir de percepções do mundo virtual. Os mais conhecidos conceitos que compõem o X-Reality são: A Realidade Aumentada, a Realidade Mista, a Realidade Virtual e mais recentemente o conceito de Web Espacial/Computação Espacial.

Cada vez mais as empresas têm se preocupado em trazer novidades para engajar o público em relação a sua marca, e dentro destas as realidades estendidas conseguiram seu espaço. Contudo, apesar do que se pensa, o profissional que sabe como trabalhar bem com este tipo de tecnologia recente é justamente o profissional da área de jogos.

Image for post
Image for post

Durante sua carreira o profissional de jogos pode navegar e se especializar em diversas frentes, pois durante sua formação acumula experiência mínima em várias disciplinas, dentre elas; Modelagem, Animação, Texturização, Programação, Sound Design, UX design, Level Design, Marketing Digital e outros, criando assim possibilidades de desenvolver trabalhos na indústria de X-Reality.

Um outro ponto a ser notado no papel deste profissional é que em sua maior parte trabalham nativamente com frameworks ágeis no processo de desenvolvimento. Considerando-se que muitas empresas hoje buscam entender e inserir esses frameworks e metodologias de trabalho nas suas rotinas, ter um profissional de jogos como um agente influenciador no dia a dia de um squad pode ser muito benéfico no processo de transformação ágil.

O profissional que começa a trabalhar em uma empresa de produtos e serviços mais tradicionais passa a conhecer um universo de situações que muito provavelmente não seriam tão comuns dentro do mercado de jogos, como é o caso do desenvolvimento de produtos e projetos para clientes, que combinam serviços oferecidos com inovação tecnológica, de forma a ampliar sua base de uso e engajar mais seus usuários finais. Também é um ponto importante a estabilidade oferecida a esse profissional, que podem ter experiências negativas em empresas de menor porte ou até mesmo em Startups, àqueles que procuram por melhores benefícios, segurança e carreira “Y” podem se adaptar facilmente a uma grande corporação.

Há um grande mercado inexplorado de produtos e serviços que podem ser desenvolvidos sob o conceito de X-Reality. Pesquisas estimam que o crescimento desse mercado tende a aumentar em 65% até 2025. O principal fator que tem sido notado pelas companhias é que soluções de Realidade Estendida criam oportunidades e proporcionam maior envolvimento do cliente, tão como melhorias significativas da eficiência operacional. Segundo o portal especializado Mordor Intelligence, em todos os setores e aplicações, experiências imersivas estão levando as empresas a não apenas pensarem diferentemente sobre o que é possível, mas também a criar soluções que solucionem os desafios relacionados às distâncias físicas que enfrentam atualmente.

Países à frente em inovação como Japão, China e EUA, têm investido massivamente em pesquisas para desenvolvimento de soluções baseadas em X-Reality, por apostarem no grande potencial das tecnologias envolvidas, sejam estas nas áreas de saúde, entretenimento, turismo, varejo, transporte, serviços e manutenção.

Com o crescimento do mercado de X-Reality e o amadurecimento das indústrias tradicionais com relação as tecnologias envolvidas surgiram muitas oportunidades para profissionais de jogos, relacionadas a pesquisas ou desenvolvimento de projetos, não delimitando-se apenas ao mercado de jogos/entretenimento em si.

Ademais no mercado de produtos e serviços, o profissional explora diferentes áreas e projetos, ajudando assim a pensar como os produtos e serviços serão apresentados e propostos em canais de atendimento que fazem uso de realidade estendida.

Por fim, as empresas que os contratam, têm a oportunidade de conviver com a cultura de inovação como ela deve ser, de forma ágil, engajadora e construindo um novo mundo de possibilidade e novos negócios, até então inexplorados.

Joseph A Paradiso and James A Landay. 2009. Guest editors’ introduction: Cross-reality environments. IEEE Pervasive Computing 8, 3 (2009).

MORDORINTELLIGENCE (India). In: EXTENDED REALITY (XR) MARKET — GROWTH, TRENDS, AND FORECAST (2020–2025): The Extended Reality (XR) Market is segmented by Solution (Consumer Engagement, Business Engagement), Application (Virtual Reality, Augmented Reality, Mixed Reality), End-user Industry (Education, Retail, Media & Entertainment), and Geography.. [S. l.], 22 maio 2020. Disponível em: https://www.mordorintelligence.com/industry-reports/extended-reality-xr-market. Acesso em: 22 maio 2020.

MORDORINTELLIGENCE (India). AUGMENTED REALITY MARKET SIZE — GROWTH, TRENDS, AND FORECASTS (2020–2025): The global augmented reality market is segmented by type (hardware, software), end-user vertical (gaming, education, healthcare, retail and advertising, and military and defense) and Geography.. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.mordorintelligence.com/industry-reports/augmented-reality-market. Acesso em: 22 maio 2020.

VIRTUAL REALITY MARKET (US). In: Virtual Reality Market by Offering (Hardware and Software), Technology, Device Type (Head-Mounted Display, Gesture-Tracking Device), Application (Consumer, Commercial, Enterprise, Healthcare, Aerospace & Defense) and Geography — Global Forecast to 2024: [S. l.], 21 nov. 2019. Disponível em: https://www.marketsandmarkets.com/Market-Reports/reality-applications-market-458.html. Acesso em: 22 maio 2020.

FORTUNE BUSINESS INSIGHTS (US). In: Virtual Reality Market Size, Share & Industry Analysis, By Offering (Hardware, Software), By Technology (Nonimmersive, Semi-Immersive), By Industry Vertical (Gaming & Entertainment Media, Healthcare, Education, Automotive, Aerospace & Defense, Manufacturing), By Application (Training & Simulation, Educational, Attraction, Research & Development) and Regional Forecast, 2019–2026. [S. l.], 21 nov. 2019. Disponível em: https://www.fortunebusinessinsights.com/industry-reports/virtual-reality-market-101378. Acesso em: 22 maio 2020.

IMAGEM VR. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/companhia-empresa-casal-conjuges-4009622/. Acesso em: 22 maio 2020.

IMAGEM Teclado. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/acao-atividade-borrao-brilho-735911/. Acesso em: 22 maio 2020.

IMAGEM Deal. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/maos-pessoas-mao-mesa-3740400/. Acesso em: 22 maio 2020.

IMAGEM CV. [S. l.: s. n.], 2017. Disponível em: https://www.pexels.com/pt-br/foto/analise-analises-analitico-analytics-590016/. Acesso em: 22 maio 2020.

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store