Image for post
Image for post
Nelson Wilson | Partner de IT Solutions & Services Business | everis Américas

Abrindo a Porta para Cloud e as Oportunidades

Os mercados de Brasil e México lideram a América Latina como os países onde cloud, isto é, a computação em nuvem, atingiu o maior alcance. Mas a sua adoção está crescendo em todo o continente, estendendo-se a uma ampla gama de empresas e ao setor público. O boom será cada vez mais vertiginoso e dificilmente vai cessar em um ambiente onde a transformação digital, a inovação tecnológica e a digitalização estão ganhando terreno. As economias da Colômbia, do Chile e da Argentina também estão avançando nessa direção.

Estima-se que os serviços de computação em nuvem devem gerar pelo menos US$ 7,4 bilhões na América Latina até 2022 com um crescimento anual previsto de 31,9%, segundo estimativas da consultoria norte-americana Frost & Sullivan. Para as empresas que conseguem passar de um ambiente on-premise para qualquer uma das modalidades de nuvem, as vantagens são inúmeras e evidentes: permitem o crescimento sem a necessidade de se preocuparem com uma infraestrutura; oferecem a oportunidade de acesso a qualquer hora, lugar e em qualquer dispositivo; aceleram processos; e, mais importante, reduzem significativamente os custos ao pagar somente pelo que é utilizado bem como eliminam os custos de manutenção das instalações físicas.

Também é importante ter em mente que não estar na nuvem significa estar isolado da inovação e, com isso, não aproveitar grandes oportunidades para acelerar processos, aumentar a produtividade e elevar os níveis de segurança dos dados. Resumindo, a nuvem é sinônimo de uma rápida adaptação às mudanças tecnológicas e permite que o modelo de negócios seja impulsionado por meio do multi-marketing, visto que vai gerar lucro.

Todavia, migrar para a nuvem não precisa ser uma decisão ou um processo particularmente dramático. A tomada de decisão deve ser orientada pelas necessidades, pelos objetivos e pelo orçamento disponíveis. Avançar no processo de migração para a nuvem exigirá o envolvimento abrangente de várias áreas e funções dentro da organização, tais como áreas de negócio, departamentos de TI e compras, usuários, entre outras.

A implementação pode ser feita progressivamente, podendo ser escolhidos diferentes níveis: migração parcial, reconstrução, transformação de infraestruturas e, por fim, migração total. Abrir a porta para a nuvem tornará possível melhorar os processos em todos os níveis. Veja o panorama geral: obtenha uma compreensão mais ampla de como as atividades de negócios funcionam e seu impacto, elimine lacunas, identifique oportunidades, atribua responsabilidades com mais clareza e consolide tanto a segurança quanto a integridade dos dados.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store