Image for post
Image for post
escrito por NTT Disruption | everis Brasil

Acenda o disruptor que existe em você

Três passos simples e práticos para desencadear o pensamento disruptivo

Disrupção significa uma mudança radical. O que importa é pensar de forma diferente. É encontrar novas soluções para os problemas existentes e fazer de maneira inovadora, como nunca foi feito anteriormente. É sobre renovar e melhorar um produto até que ele se torne acessível para todos.

Depois que Clayton Christensen criou o conceito “Inovação Disruptiva”, empresas em todo o mundo começaram a implementá-lo. Hoje, o modelo de disrupção está presente em qualquer estratégia de inovação de negócios. Mas por quê?

A Covid-19 sacudiu a todos até as raízes, obrigando profissionais e empreendedores a pensar em novas maneiras de alcançar o sucesso no atual cenário desafiador: como criar novos modelos, soluções e produtos que atendam aos novos modelos de demanda? Como ser um ator relevante a longo prazo? Para enfrentar este desafio, na NTT Disruption recorremos à Open Disruption Platform (Plataforma de Disrupção Aberta).

A Open Disruption Platform é um modelo de raciocínio simples, em três passos, para estimular estratégias não convencionais. Seu objetivo é virar as tendências dos consumidores de cabeça para baixo e abordar questões complexas de uma maneira diferente.

Tudo começa com ideias. Nossa metodologia de “Pensar Grande” nos permite lançar ideias disruptivas, focadas no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas.

Nos inspiramos em adotar uma abordagem de mente aberta e sem limites, onde “limites” nos inspiram a ser criativos com nossas novas soluções. Desde sessões de brainstorming, até a redação livre, não colocamos limites à imaginação. Sempre nos dedicamos a explorar o inexplorado. Questionamos tudo, como o caminho para enfrentar questões complexas de uma maneira diferente e pensar sobre a sustentabilidade a longo prazo.

Fazemos isso acontecer trabalhando em conjunto com diferentes equipes multidisciplinares. Combinamos talentos únicos, diversos e internacionais para desencadear soluções e ideias inesperadas.

As organizações precisam agir mais rápido, ser mais ágeis e tomar decisões de forma eficiente e direta. “Começar Pequeno” permite materializar ideias ambiciosas em protótipos com um único objetivo: testar, testar, testar. Isto permite que as organizações atuem com iteração, aprendam rapidamente com os contratempos e ajam rapidamente para produzir resultados confiáveis. Na NTT Disruption, trabalhamos em inúmeras Provas de Conceito em parceria com outras empresas do Grupo NTT.

Por exemplo, a NTT Disruption e a everis Brasil estão atualmente trabalhando com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor), um dos mais reconhecidos centros de excelência acadêmica e clínica em cardiopneumologia do mundo, para testar a Observação Virtual de Pacientes (VPO) da NTT Disruption, uma nova solução tecnológica para Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

A solução VPO utiliza vídeo e aprendizagem de máquinas para detectar e prever os comportamentos, movimentos ou ações predefinidas de um paciente, com alertas em tempo real, fornecendo uma ferramenta para a equipe de enfermagem e médicos, tornando o atendimento ao paciente mais seguro e eficiente. Pode também ser personalizada com base nas necessidades de cada instituição de saúde ou ala hospitalar, diferenciando um paciente sentado, saindo do leito, ou acenando a mão. Alertas em tempo real são enviados para a equipe hospitalar, que são atribuídos com base no nível de atendimento por comportamento predefinido.

Os resultados da eficácia desta solução serão analisados no âmbito deste projeto, o que permitirá o desenvolvimento de uma nova solução de alto impacto no atendimento, segurança e eficiência ao paciente, reduzindo, ao mesmo tempo, a síndrome de burnout dos profissionais. Esta é à nossa maneira de “Começar Pequeno”, testando em poucos leitos, para aprender, reaprender e melhorar, para que possamos então escalar para produzir grande impacto.

Empresas ao redor do mundo foram postas à prova: quanto tempo as empresas levam para colocar suas novas idéias em prática, em soluções rentáveis, mensuráveis e escaláveis? “Escalar Rapidamente” consiste tanto em uma perspectiva estratégica quanto em trabalhar em rede, em fluxos de trabalho eficientes. Além disso, encontrar os parceiros certos para ampliar produtos e soluções que impactarão positivamente milhões de pessoas a longo prazo.

No papel de empresa disruptiva do Grupo NTT, criamos e aceleramos novas soluções tecnológicas por meio de parcerias com os principais atores do mercado global. Também trabalhamos para criar e impulsionar sinergias com outras empresas operacionais da NTT — incluindo consultoria empresarial digital, tecnologia e serviços gerenciados para cibersegurança, aplicações, ambiente de trabalho em nuvem ou data center, e redes — abrangendo 190 países e regiões. Trabalhar com especialistas em diferentes áreas nos permite escalar rapidamente e disponibilizar mais rapidamente nossas soluções disruptivas.

Contamos com a Open Disruption Platform para detectar necessidades e problemas reais, implementar Provas de Conceito e investir em projetos de inovação em P&D ou processos de gerenciamento direcionados para o crescimento e com impacto predeterminado.

Neste 2021, planejamos continuar explorando e promovendo a disrupção. Podemos não ter a fama, mas temos a chama. É por isso que continuaremos pensando e desenvolvendo novas soluções para melhorar a vida das pessoas por meio de nossas soluções tecnológicas disruptivas. Gostaria de se juntar a nós?

Você está pronto para a disrupção!

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store