Image for post
Image for post
Pedro Trindade | Banking Business Analyst | everis Reino Unido

BCBS 239: Criando valor utilizando Big Data e Análise de Dados

Ainda hoje podemos perceber que a norma 239 do Comitê de Supervisão Bancária da Basileia (BCBS, sigla de Basel Committee on Banking Supervision em inglês) continua a ser uma questão de grande preocupação para bancos, auditores, orgãos reguladores e investidores.
A norma, publicada em 2013, destaca os “Princípios para a agregação eficaz de dados de risco e relatórios de riscos”. Foi criada como uma resposta à crise financeira global de 2007 com o objetivo de apoiar a estabilidade das instituições financeiras através da consolidação de suas capacidades de agregação de dados de risco (RDA) e práticas de relatórios de risco.
De acordo com a definição do BCBS 239, RDA significa “definir, coletar e processar dados de risco” e “isto inclui classificação, fusão ou divisão dos conjuntos de dados”. Ao olhar para a definição acima, torna-se claro que um caminho óbvio para alcançar o que é exigido pelo BCBS é o uso de Big Data e Análise de Dados.
Por um lado, a utilização de Big Data oferece infinitas possibilidades para a reorganização das estruturas de dados, permite a entrada de diferentes fontes de dados, a fácil transformação dos dados e a homogeneização dos resultados. Por outro lado, a Análise de Dados permite a manipulação de dados e fornece as ferramentas para a criação de relatórios e conjuntos de dados para fins de gerenciamento financeiro e de risco.
Além disso, a utilização conjunta das duas ferramentas abre um mundo de oportunidades para explorar clientes, contratos e dados de risco, permitindo inovação e criação de valor em diversas áreas, como análise de crédito e risco, cobertura de risco, tomada de decisões contábeis, bem como ações de marketing, criação de produtos, gestão de relacionamento com clientes, entre outros.

Image for post
Image for post

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store