
Chatbot: multicanalidade e eficiência
Os chatbots têm se consolidado como a nova revolução nos meios de comunicação digitais. Suas interfaces são flexíveis, integráveis e sua capacidade de entender a linguagem natural é um diferencial imbatível.
Chatbots são interfaces conversacionais que podem ser implementadas em diversos níveis de complexidade, desde fluxos de mensagens programadas, direcionadores para atendimento humano até atendentes autônomos. Suas aplicações vão desde o atendimento de clientes, vendas e apoio educacional até o suporte interno, seja para tirar dúvidas de funcionários ou para resolver transações complexas em ambientes operativos.
Tendo como principais vantagens a disponibilidade 24x7, a escalabilidade e a multicanalidade, os chatbots também são capazes de manter a memória sobre sessões anteriores, construir árvores de diálogos complexas e construir bases de conhecimento adaptadas ao contexto. Estes fatores, associados a informações sobre satisfação e opinião dos clientes, os tornam ferramentas de comunicação fundamentais para a construção de estratégias de relacionamento e para a otimização de custos operacionais.
Segundo o Hubspot, 57% dos usuários preferem interagir com chatbots por sua instantaneidade e 55% estão interessados em usar apps de mensagens para resolver suas demandas. Até abril de 2017, o Facebook Messenger já contava com mais de 100.000 bots e 2 bilhões de mensagens, número ainda maior se contarmos os chatbots incorporados nos sites e aplicativos móveis.
Com o advento das tecnologias de voz, os voice bots, a expectativa é que se tornem parte do dia a dia, não apenas como agentes transacionais, mas também como assistentes pessoais, o que modificará completamente o atendimento de clientes como conhecemos hoje. No momento em que vivemos, é decisivo inovar no atendimento e estar sempre presente para reagir com agilidade às demandas dos clientes e os chatbots são uma excelente alternativa econômica e eficaz para alcançar esses resultados.