Image for post
Image for post
Mario Chao | VP Healthcare everis Americas & ehCOS CEO

Tecnologias da informação no setor da saúde: 10 previsões para 2018 na América Latina

Com a chegada de um novo ano, é costume ampliar o nosso olhar e se concentrar no que queremos que aconteça. Dentre muitos setores, analisamos as tendências que de alguma forma marcarão os próximos meses.

Longe de fazer previsões, queremos compartilhar 10 pontos para prestar atenção em 2018, de acordo com nossa experiência, observação de mercado e conversas frequentes com agentes do ecossistema de saúde, especialmente para a região latino-americana.

Diversos países da América Latina aguardam as eleições deste ano. É possível que, se houver mudanças nos governos, muitos deles poderão apostar na modernização do setor e no desenvolvimento de políticas que projetem o futuro de eHealth. (Leia a tendência)

Apesar das numerosas iniciativas públicas e privadas na região, veremos poucos projetos integrados de transformação digital hospitalar este ano, e o cenário mais provável é que eles ocorram em hospitais privados “de alto padrão”. (Leia a tendência)

A promoção das tecnologias da informação no setor da saúde e a implantação de plataformas de Prontuário Eletrônico do Paciente crescerão a nível nacional ou regional. (Leia a tendência)

Os pequenos e médios hospitais privados, serão os que apostarão neste modelo de assinatura de software. (Leia a tendência)

Embora os aplicativos móveis de saúde sejam cada vez mais utilizados, o fato de que muitos deles não estão integrados com os sistemas hospitalares limita seu uso e aplicações reais. (Leia a tendência)

A falta de infraestruturas hospitalares continuará a conduzir modelos de colaboração público-privado. Nesse sentido, começaremos a ver iniciativas de associação com abordagens clínico-tecnológicas, como é o caso do Biobio Health Innovation Centre. (Leia a tendência)

Diante de poucas iniciativas que utilizam as chamadas tecnologias exponenciais para propósitos reais, as universidades e os centros de pesquisa têm a oportunidade de trazer a inovação para os problemas reais do setor em seus entornos mais próximos. (Leia a tendência)

A imaturidade do mercado de eHealth na América Latina — tanto na demanda quanto na oferta — impulsionará as mudanças no modelo de colaboração entre clientes e fornecedores de tecnologia da informação para modelos de risco compartilhado. (Leia a tendência)

Em 2018, veremos alguma situaçãoque poderia colocar em risco a segurança dos dados de saúde dos pacientes. Consequentemente, será necessário apostar na segurança de sistemas, especialmente em sistemas críticos, como o prontuário eletrônico do paciente. (Leia a tendência)

O potencial da América Latina em relação ao setor de Tecnologia da Informação em Saúde, em que há “muito a ser feito”, deve promover novos investimentos na região. (Leia a tendência)

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store