
Como ser um bom Arquiteto de dados?
Conhecer tecnologias e desenvolvimento a fundo é apenas um lado do conjunto de habilidades de um arquiteto.

Além de ser um excelente desenvolvedor, você também precisa ser um líder! As habilidades sociais ajudam você a trabalhar bem em uma estrutura corporativa maior, gerenciar equipes e garantir que a tecnologia seja uma preocupação de primeiro nível em sua empresa.
- Justifique, documente e comunique suas decisões de arquitetura aos devidos stakeholders
- Crie um plano de refatoração de arquitetura determinando a causa raiz dos problemas e identificando alterações na arquitetura
- Faça apresentações técnicas eficazes e saiba apresentá-las!
- Não deixe de buscar novos conhecimentos
- Escreva propostas, avaliações, casos de negócios e outros documentos persuasivos
- Gerencie sua produtividade pessoal, como a interação de stakeholders de negócios e outros arquitetos
Empenhe-se com sua equipe
Como desenvolvedor, seu trabalho é realizar as coisas. No entanto, ao assumir a liderança de uma equipe, há uma premissa inerente de que você não pode e não deve fazer tudo sozinho. Você está trabalhando com uma equipe para aumentar a produtividade, compartilhe suas habilidades e experiência para ajudar a fazer o que não pode fazer sozinho. Você precisará pensar estrategicamente, direcionar, compartilhar e ajudar o grupo para se tornar ou permanecer em equipe.
Aumente sua arquitetura e infraestrutura
Liderar a construção de um projeto de software está cheio de dificuldades. Sempre se busca construir o necessário “fit-for-purpose” para atender os requisitos de maneira rápida, muitas vezes com novas tecnologias. Entretanto o “necessário” / “fit-for-purpose” muitas vezes é mutável ou não está claro. Como arquiteto, é fácil se perder nos prazos ou criar algo que funcione, mas não funcione quando a pressão está alta.
Gerencie entrega e risco
A pergunta não é se o software falhar, mas sim quando o software falhar, isto é, software sempre vai falhar! O que você vai fazer com isso?
Da mesma maneira, projetos de software falham! E às vezes isso é bom, pois fracassos rápidos são muito melhores do que uma marcha da morte prolongada. No entanto, muitos projetos falham por razões decepcionantes. Problemas que poderiam ter sido evitados se as informações corretas fossem descobertas e usadas no momento apropriado.