Image for post
Image for post
Geoffrey Doran | Gerente Sênior de Digital Experience | everis Reino Unido

Sistemas de Design, aproximando as equipes!

Em termos simples, um Sistema de Design é uma fonte única de confiança que agrupa todos os elementos necessários para que as equipes possam projetar e desenvolver um produto. Você pode, ou não, ter visto ou trabalhado com um sistema de design se você for um designer, desenvolvedor ou gerente de projeto, mas você vai começar a ver isso se tornar mais comum dentro das organizações. E o objetivo deles é muito simples. Sistemas de Design são geralmente espaços web dedicados, onde qualquer pessoa que trabalhe para uma organização pode fornecer e consultar informações, ao projetar e desenvolver qualquer material para essa organização, seja um website, intranet/extranet, aplicação móvel, campanha de marketing etc.

Ao longo dos últimos anos, muitos designers e desenvolvedores tiveram que trabalhar com um guia de diretrizes de marca que foram criados apenas com foco nas diretrizes de impressão. E, então, algumas páginas no final do guia (se houver) foram incluídas para atender a demanda digital. A seção digital foi uma reflexão tardia. Tenho visto frequentemente esta situação, onde as nossas equipes digitais deveriam aplicar as diretrizes de impressão a um site global ou aplicativo móvel. Simplesmente não funciona dessa forma! No final, muitas vezes acabamos criando um guia de estilo digital e uma biblioteca de padrões para que todos possam compartilhar da mesma fonte de informação.

Hoje, com a chegada de novas soluções de design ao mercado e melhorias no Sketch e Adobe XD, é mais fácil superar as diferenças entre designers e desenvolvedores. Por exemplo, o Zeplin, onde podemos exportar projetos diretamente do Sketch para o Zeplin, o que cria um wiki digital para os desenvolvedores usarem o código CSS, tornando seu tempo de codificação mais simples e com melhor orientação. Muitas vezes trabalhamos com guias de design digital ou wikis, que é uma bíblia digital para os designers buscarem e trabalharem dentro de diretrizes específicas. Isto assegura que os designers podem trabalhar desde o começo com as diretrizes e orientar os desenvolvedores front-end sobre os estilos a serem implementados. O que você vê é o que nós construímos!

Agora, os Sistemas de Design são uma nova evolução destas ferramentas. Não é apenas uma entrega, mas um conjunto de entregas. Eles irão evoluir constantemente com o produto, com as ferramentas e com a tecnologia. Realmente é algo muito dinâmico e vivo!

Um Sistema de Design implica em:

· Ferramentas para designers & desenvolvedores, padrões, componentes, diretrizes…

· E, o que muitas vezes é o mais difícil de conseguir, alguns elementos abstratos como os valores da marca, formas de trabalho compartilhadas, pensamento, crenças compartilhadas…

O que consiste em um Sistema de Design?

1. Propósito e valores compartilhados — Para onde estamos indo e por quê?

2. Principais conceitos de design — Guias para equipes sobre o propósito do produto

3. Identidade da marca e linguagem — Cores, fontes, linguagem, ícones, tom de voz etc.

4. Elementos e padrões — Os pilares dos primeiros três itens. Os designers criam e os desenvolvedores constroem.

A melhor maneira de entender o que são os Sistemas de Design, é dar uma olhada em alguns outros exemplos online. Aqui estão alguns dos meus favoritos (público):

· Audi

· AXA Insurance

· Gov.uk

· Salesforce (Lightening)

A equipe de Design de Experiência da everis criou sistemas de design para clientes dos setores financeiro, segurador e industrial, e seu valor está se mostrando imenso. Várias equipes diferentes podem trabalhar e contribuir em conjunto. Se você quiser saber mais sobre Sistemas de Design e como eles podem ajudar, entre em contato.

“Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso.” — Henry Ford

Image for post
Image for post

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store