Image for post
Image for post
André Alves | executivo de Data & Analytics | everis Brasil

Formação em TI que pode transformar carreiras de jovens brasileiros

Há algum tempo que ouvimos sobre a competitividade do mercado, a dificuldade em conseguir um emprego e até mesmo um estágio nas mais diversas áreas. Especificamente em Tecnologia da Informação, muitos jovens relatam que mesmo em oportunidades de estágio, muitas vezes são cobrados por alguns conhecimentos incompatíveis com seu momento de carreira.

Um recente levantamento realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) diz que 44% dos brasileiros com idade entre 24 e 35 anos com diploma de graduação ocupam posições de trabalho que exigem escolaridade abaixo do nível superior. Ainda segundo o IPEA, isso se dá pelo fato da economia brasileira não ter gerado posições compatíveis com o aumento da escolaridade da população. Devido à lenta recuperação do mercado brasileiro, muitos jovens acabam aceitando empregos com exigência aquém da sua formação.

Na contramão dessa realidade, a everis se consolida no mercado como uma empresa que gera oportunidades e oferece carreira a esses jovens recém-formados ou com pouca experiência. Por meio de um programa nomeado “Beca” (da tradução literal do espanhol, estágio) a everis, com o time de Data & Analytics, contratou desde 2017 mais de 60 jovens, oferecendo-lhes capacitação técnica que duram de três a quatro semanas.

Essa formação aborda tecnologias utilizadas em soluções de dados no ecossistema Big Data como o sistema operacional Linux, linguagens de programação como Python e Scala, componentes como Spark, ferramentas de visualização de dados como Tableau e Qlik, bancos de dados NoSQL como HBase e Cassandra, além de noções sobre computação na nuvem.

Toda essa capacitação é de responsabilidade da própria everis, desde sua organização até a execução dos treinamentos, e tem envolvimento dos nossos executivos e especialistas de Data & Analytics, Recrutamento e do time de Formação.

O sucesso de programa é tão grande que profissionais formados pela everis já se tornaram instrutores desses treinamentos e já são vistos como referência na equipe.

Um dos profissionais do programa é o Paulo Almeida, que já era um profissional everis e, por meio do programa, pode redirecionar e transformar a sua carreira. “Nos projetos pelos quais passei, pude colocar em prática os conhecimentos obtidos na beca e aperfeiçoá-los. A cada dia é um novo desafio para me tornar um profissional melhor em todos os sentidos. Hoje tenho metas claras e que não são impossíveis de serem alcançadas”.

Diferentemente do Paulo, a nossa profissional Ana Paula Souza veio do mercado para participar da Beca de Data & Analytics. Após participar das capacitações, aplicar seus conhecimentos nos projetos e dia após dia ganhar destaque no time, assim como o Paulo, a Ana já atua como instrutora dos recém contratados. “Fazer parte da beca proporcionou um enorme crescimento na minha carreira. Este período de imersão em tecnologia e Big Data me capacitou para aplicar meus conhecimentos em projetos reais, onde cada desafio possibilita um novo aprendizado e uma possibilidade de inovar para o cliente. Hoje, é gratificante poder compartilhar o que aprendi e incentivar quem está iniciando esta jornada, o que me dá a sensação de estar colhendo os frutos e evoluindo profissionalmente a cada dia.”

Além das oportunidades já citadas, o programa ainda prevê avaliações constantes que permitem acelerar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Como um profissional da equipe de Data & Analytics, fui responsável pelo planejamento das duas últimas versões do programa e vejo com grande otimismo essa iniciativa pois envolvemos diversas pessoas na organização e execução das Becas, o que faz com que todos se sintam responsáveis pela geração de oportunidades e formação dos profissionais. Conduzir as entrevistas com os candidatos e saber que muitos deles terão uma oportunidade de aprender e se desenvolver de forma estruturada e consistente, é extremamente animador. Quando contamos a eles sobre a estrutura da everis, o que oferecemos e o nível dos projetos e clientes que poderão atuar, poucos conseguem esconder o entusiasmo.

Para se candidatar à uma vaga no programa Beca, a everis não exige de seus candidatos que tenham experiência anterior, mas apenas formação em Tecnologia da Informação ou áreas correlatas. Isso porque acreditamos no talento de cada um que faz parte do time e temos sucesso com a grande maioria dos profissionais que fazem e fizeram parte do programa.

Além do time de Data & Analytics, a everis também utiliza o programa Beca para atrair jovens talentos em outras áreas como Arquitetura de Tecnologia, Desenvolvimento de Sistemas e Salesforce. As vagas do programa ficam disponíveis no site da companhia.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store