Image for post
Image for post
Angely Biffi Holanda | linguista | everis Brasil

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no mercado profissional e dentro das rotinas empresariais.

Mesmo passando muitas vezes despercebida em nosso dia a dia, a Inteligência Artificial é uma realidade cada vez mais presente em nossas vidas e está em várias áreas profissionais que, na maioria dos casos, nem imaginamos. E, diferente dos filmes de ficção científica, a Inteligência Artificial veio para nos ajudar, trazendo inovação e qualidade de vida para nós. Além disso, também nos proporciona alguns confortos, deixando nosso dia a dia mais ágil.

Para compor esse novo cenário da tecnologia e lidar com Inteligência Artificial e Robótica, precisaremos de um profissional bem atualizado e que esteja preparado para algumas situações:

1. Atuação com robôs

O primeiro ponto é saber atuar com robôs. Os profissionais do futuro não precisarão saber programar novos computadores e robôs, mas sim, aprender a trabalhar com eles. Terão que ser “parceiros”, “colegas” de trabalho.

2. Processos Automatizados

Outro ponto é saber que a Inteligência Artificial facilitará os processos, deixando-os automatizados, assim eles ocorreram independentemente dos esforços dos trabalhadores. Dessa forma, os profissionais terão mais tempo para as atividades essencialmente humanas.

3. Humanização:

Por último, é sabermos que mesmo os robôs sendo muito “inteligentes”, não podem fazer trabalhos essencialmente humanos, como por exemplo, gerar empatia e pensar estrategicamente. A única coisa que os robôs podem fazer é automatizar um trabalho manual para que as pessoas possam dedicar melhor seu tempo dentro de suas áreas de atuação.

Então, quem são os profissionais que irão atuar com Inteligência Artificial? Quem são esses profissionais do futuro? Podemos destacar três carreiras principais, dentro desse novo mercado: Cientista de Machine Learning, Engenheiro de Machine Learning e Cientista de Dados.

Apesar dessas três serem as principais para a área de Inteligência Artificial, existem diversas profissões que podem ser exploradas, por exemplo: Engenheiro de Dados, Engenheiro de Big Data, Arquiteto de Soluções de Big Data, Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios), Desenvolvedor de Visualização de Dados, Gerente de Analytics, Estatístico, Professor-Tutor Conteudista, Analista de Otimização, entre outras.

Outra carreira que eu não podia deixar de mencionar nessa gama de profissões, é o profissional de conteúdo na criação de um assistente virtual (linguistas).

Não vou entrar em detalhes, pois já tivemos um artigo abordando especificamente esse profissional, Linguista: um novo perfil profissional nos squads de tecnologia mas só quero reforçar que é preciso muito trabalho e estudo para treinar um software de IA e, assim, deixá-lo realmente inteligente.Para isso, precisamos dos linguistas, profissionais dedicados a área de linguagem e conteúdo para realizar tal treinamento e sofisticar a inteligência robótica.

A Inteligência Artificial é um campo amplo para muitos profissionais, como podemos notar, e está cada vez mais presente em nossas vidas. De acordo com a Federação Internacional de Robótica, cerca de 11.900 robôs industriais serão comercializados no Brasil entre 2015 e 2020. O impacto da tecnologia e da Inteligência Artificial é incontestável para o futuro.

Além disso, a everis, em parceria com a Endeavor, realizou um estudo com startups da América Latina e identificou alguns desafios da IA na região. Entre os principais desafios, está a escassez de talento especializado em IA. O mercado de trabalho carece de profissionais com o tipo de conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento destas soluções.

O resumo executivo desta pesquisa está disponível aqui: Empreendedorismo de alto impacto em Inteligência Artificial na América Latina O ambiente está propício para quem quer seguir carreira nesta área.

E aí, se identificou com alguma profissão? Quer entrar no ramo da Inteligência Artificial? Aproveite o momento e invista sua carreira em uma dessas novas profissões do futuro.

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store