Image for post
Image for post

Onde está o Big Data hoje?

Quando falamos sobre tecnologia, é sempre difícil tentar prever tendências.

Não faz muito tempo que o tema Big Data estava no centro das conversas, agora superado pelo Blockchain. Alguns anos atrás, se tentássemos adivinhar para onde caminhava a tecnologia, não imaginávamos falar tão pouco sobre o Big Data hoje em dia.

Oque aconteceu com o Big Data? Não o usamos mais? É óbvio que usamos.. O aumento do número de dispositivos conectados à Internet afeta diretamente a quantidade de dados que geramos ou compartilhamos. Hoje, as empresas têm um “Diretor de Dados”. O que nos leva à conclusão de que nós geramos dados. Mas, em que ponto o Big Data está hoje?

Esta tecnologia se tornou uma ferramenta oculta em diferentes aplicativos. Ele evoluiu de um resultado para um meio e somente olhando com esses óculos que percebemos que o Big Data está em toda parte.

Como consumidores, entendemos que o Big Data está por trás do sistema preditivo da Google ou Amazon, ou em futuros carros inteligentes. Como profissionais, todos nós vemos como ele é amplamente usado nos negócios não somente por profissionais de marketing, mas também por equipes de logística e cadeia de suprimentos de TI.

Nós sabemos como as empresas desenvolveram estratégias de marketing baseadas no Big Data, mas para quê? Uma das opções seria projetar ofertas específicas individualizadas. Por exemplo, no setor de seguros, um dispositivo seria capaz de acompanhar o modo como você usa seu carro, com que frequência e por quanto tempo, o que poderia resultar em um seguro com custo mais específico para você. No setor bancário, o Big Data pode ser usado para identificar fraudes ou elaborar ofertas de hipoteca ajustadas à sua situação financeira específica, levando em consideração até qual será a sua situação financeira no futuro.

Além do uso específico do Big Data, ele tem sido utilizado para estratégias comerciais e proposições de valor gerais nas quais o Big Data mais ajuda. No passado, empresas tomavam decisões estratégicas com base em informações históricas ou intuição. Atualmente, as empresas que investem firmemente em sistemas de processamento de dados são capazes de definir caminhos mais precisos para serem seguidos e alavancar o valor comercial.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store