Image for post
Image for post

Os principais desafios para adoção de Cloud em mercados emergentes

Apesar de ser uma tecnologia já disseminada, Cloud ainda gera muitos receios nos gestores de empresas. Como consultoria, o que mais ouvimos de nossos clientes quando abordamos o tema é: “Qual a sua estratégia para minimizar os riscos e evitar erros? ”

Com o objetivo de desmistificar o assunto e auxiliar as companhias inseridas no contexto, desenvolvemos uma lista com as 10 principais dicas para a implementação de Cloud:

1: Tenha em mente todo o contexto de um mercado emergente

A tendência do mercado é que, em breve, Cloud esteja inserida no cotidiano dos departamentos de TI. Apresentar os benefícios, como escalabilidade, flexibilidade, time to market, entre outros, faz parte do processo de evangelização de Cloud, bem como esclarecer os custos, riscos e medidas de segurança. Porém, o mais importante é compreender as razões intrínsecas aos mercados emergentes por trás de cada um desses tópicos.

2: Prepare a sua empresa para a implementação de Cloud

Antes de iniciar o processo, faça um overview formal do que pode ajudar ou atrapalhar a transição para computação em nuvem na sua empresa. Custos, estratégia de TI e cultura de inovação são alguns pontos a serem considerados. Realizar workshops sobre Cloud é um meio de esclarecer e desmistificar questões como segurança, regulação e confiança para todos os profissionais impactados da empresa e, como consequência disso, provocar uma nova mentalidade sobre o conceito visando maior aderência às soluções em Cloud na companhia.

3: Conheça profundamente o(s) país(es) onde se pretende implementar Cloud

É necessário saber o quão preparado o país está para serviços de Cloud em termos de infraestrutura, provedores, regulação governamental, motivações econômicas, acessibilidade etc.

4 — Faça um orçamento realista e correto

Estimar investimentos para qualquer projeto de transformação é sempre um grande desafio, mas em mercados emergentes isso é ainda mais complexo. Parte significativa dos custos de Cloud é realizada em dólares, porém, receitas e P&Lare são calculados em moedas locais sujeitas à flutuação constante; devido à forma diferente de contratação em Cloud, deve-se acrescentar nesta equação variáveis como CAPEX e OPEX para se ter os custos reais de orçamento e implantação. Recentemente, a everis fechou contrato com uma grande empresa no Brasil para ajudar a mitigar os riscos financeiros do cliente. Contar com parceiros estratégicos pode ajudar a ter mais segurança diante desse desafio.

5: Entenda as necessidades e limitações de rede

Para as equipes que trabalham fora do escritório lidando com clientes, rede móvel é fundamental. Além disso, agilidade é uma competência exigida de todos os executivos, o que expande o escopo da conexão móvel. Como já falado na dica 3, conhecer a infraestrutura do país é muito importante para planejar adequadamente a implementação e alcançar resultados positivos. Um exemplo disso é quando falamos em aplicações mobile. Há várias plataformas americanas que ao serem trazidas para o Brasil necessitam de adaptações e customizações para se adequarem à rede local de dados móveis.

6: Conheça seu ecossistema de devices

Sistemas operacionais variam de acordo com o país e a audiência. Na Europa e nos Estados Unidos, IOS tem uma maior adesão, enquanto que no Brasil o Android é mais popular. Porém, é necessário avaliar essa questão de acordo com a sua audiência target e não apenas de forma generalista por região.

7: Esteja preparado para mudanças governamentais

Elas costumam ocorrer com mais frequência em países emergentes e estão sempre acompanhadas de uma dose de burocracia e impostos. Por isso, é necessário criar uma equipe local multidisciplinar com competências nas áreas de legal, TI e gestão de negócios.

8: Compreenda e se adapte às exigências locais

Assim como produtos tradicionais de grandes marcas globais precisam se adaptar a aspectos regionais — como os lanches do Mc Donald’s, por exemplo — soluções de Cloud também precisam ser adaptadas ao contexto da região, como também já citado no item 5 desta lista.

9: Team building

Projetos internacionais e multiculturais exigem maior esforço para criar um ambiente de colaboração na equipe. Compreenda questões culturais para desenvolver um bom relacionamento e engajar todos os profissionais envolvidos no processo de implantação de Cloud da sua empresa. Tenha sempre uma equipe responsável pela plataforma para que conceitos como escalabilidade, reutilização e melhores práticas faça parte do processo de implementação e sustentação de plataformas em Cloud. Motivação e cooperação são determinantes para o sucesso do projeto!

10: Aproveite!

Problemas surgirão no meio do processo. Mas eles são temporários, os ganhos que a computação em nuvem vai proporcionar à sua empresa não! Então, valorize todo o esforço dispendido e aproveite ao máximo todos os benefícios que Cloud oferece.

Written by

Exponential intelligence for exponential companies

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store