Image for post
Image for post
Eduardo Argil Pérez | Diretor de Digital Technology | everis México

Trabalho Remoto: Melhores práticas para a melhor performance

O trabalho remoto, a nós imposto pelo novo cenário mundial, levantou muitas questões, uma vez que, sendo esta uma prática relativamente nova, principalmente na América Latina, não havia protocolos claros para que os funcionários pudessem trabalhar efetivamente fora do ambiente do escritório.

Uma das questões iniciais era se o profissional necessariamente deveria trabalhar cara a cara para ser produtivo. Com o tempo, houve uma resposta, indicando ser possível, desde que esta pessoa não precise fazer-se presente fisicamente e possua as ferramentas necessárias para realizar suas atividades, ela poderá atuar em qualquer lugar no mundo.

Depois de passar mais de meio ano trabalhando em casa, posso concluir que a distância não impede a resolução de tarefas com eficiência e pontualidade. No entanto, esse estilo de trabalho expôs outros fatores que não foram considerados, como a importância de haver políticas flexíveis, metodologias de trabalho colaborativas e gestão do tempo. Esses fatores devem ser tratados com urgência, já que empresas como o Facebook estimam que nos próximos 5 a 10 anos todos os funcionários poderão trabalhar remotamente de forma permanente.

Os tomadores de decisão devem conhecer o DNA da empresa para poder enfrentar esses novos desafios, mas, acima de tudo, devem ter em mente que estão trabalhando com seres humanos e, portanto, é necessário implementar ações que beneficiem as equipes. Partindo dessa premissa, devemos considerar os seguintes princípios básicos: adoção de cultura, colaboração, comunicação e networking, além de dispositivos e plataformas de segurança.

Trabalhar em casa compreende o desempenho das tarefas diárias utilizando as ferramentas da empresa e promovendo habilidades de comunicação, colaboração, planejamento e gestão de equipes que podem ser integradas em diferentes plataformas. Isso ajudará os funcionários a trabalhar e realizar suas atividades da mesma maneira ou até melhor do que fariam se estivessem fisicamente juntos.

Espera-se que uma onda de gestão do conhecimento seja uma das tendências que veremos nos próximos anos. As empresas vão fortalecer este ativo para sistematizar tudo o que sabem para direcionar melhor seus esforços e executar as tarefas de forma eficaz.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store