
Transformação digital:
Agente chave para a abordagem de empresas e usuários
Nos últimos anos, o ecossistema empresarial tem enfrentado um desafio cada vez maior de reagir e adaptar-se a uma sociedade caracterizada pela sua rápida capacidade de mudar tendências, com base no senso de imediatismo que apresentam os atuais canais de comunicação no mundo. Atualmente, em dois dias, a nossa sociedade gera mais dados do que fomos capazes de processar, desde o início da história até 2003. Diariamente, surgem e desaparecem novas tendências de modas, produtos e conceitos.
Em 15 anos, o Google conseguiu eliminar a hegemonia corporativa de empresas centenárias e, ao que tudo indica, não teremos mais a presença de grandes grupos, caracterizados por sua posição consolidada no mercado.
O surgimento da Internet, assim como as populares redes sociais, mudou radicalmente como as pessoas se relacionam, e ao mesmo tempo os consumidores reduzem a lacuna de comunicação entre estes e suas marcas, e/ou empresas de seu interesse.
As empresas em todo o mundo tendem a ser resilientes às mudanças, portanto, não conseguem desenvolver uma capacidade de reação contínua/progressiva/constante, com relação à mudanças, que os desafiam a inovar, a fim de manter a proximidade com seus seguidores e clientes.
A modalidade de marketing one-to-one nunca esteve tão viva e presente na vida das empresas, no entanto, esse cenário não foi um resultado ocasional, as empresas entenderam a importância de colaborar, internamente, gerando esforços multidisciplinares, por sua vez alavancados pela transformação digital, processo que busca a reinvenção de como as empresas interagem com a tecnologia, ecossistemas, colaboradores e consumidores. Da mesma forma, este processo de digitalização está sempre atento às vozes que vêm de dentro e fora de suas organizações, abrindo espaços para que seus seguidores contribuam com ideias e o crescimento daqueles que exploram esse método.
A empresa digital é aquela organização que compreende a conciliação de todos esses paradigmas, e não apenas define sua estratégia digital baseada em ferramentas e/ou tecnologia isoladamente; sem uma visão do contexto, não será possível implementar tecnologias de ponta com sucesso, já que os resultados não serão percebidos da forma adequada.